Por que ocorre Perda de qualidade de imagem em Equipamentos de Ultrassom

Com o passar do tempo, é comum o  equipamento de ultrassom perder sua qualidade de imagem.

Uma dúvida muito comum entre os ultrassonografistas é o porquê que isso acontece.

Afinal, muitos compram seus equipamentos esperando que a qualidade adquirida no momento da compra permaneça por anos.

Porém, a realidade não é essa.

Como qualquer equipamento utilizado por muito tempo, sua qualidade de vai diminuindo com o passar do tempo.

Pretendo explicar para você neste artigo, quais as causas da perca de qualidade de imagem nos equipamentos de ultrassom, por conta do uso.

Confira!

 

Entendendo o porquê ocorre a perda de qualidade de imagem em equipamentos de Ultrassom

Como já expliquei em outro artigo, a imagem é formada, nos equipamentos de ultrassom, através da transmissão de uma onda sonora que “toca” os órgãos e tecidos do corpo, e reflete de volta para o equipamento, formando a imagem.

O criatal do transdutor é uma peça-chave entre a recepção das ondas de ultrassom, e a formação de imagem.

Quando esse cristal se desgasta (que é natural dos cristais haver o desgaste com o tempo), ocorre essa baixa na qualidade das imagens.

Certo, o cristal entrou em desgaste, o que isso significa?

 

Quando ocorre o desgaste desse cristal, o ideal a se fazer é trocar o transdutor que está em desgaste, por um novo.

Para prevenir o desgaste do transdutor mantenha sempre a imagem congelada quando não estiver realizando o exame.

 

Quando o equipamento de ultrassom está lento, e ás vezes até trava, o que pode ser?

Se o seu equipamento:

  • Está lento ao iniciar, ao salvar fotos e ao transferir imagens
  • Trava
  • Ou está com dificuldades de armazenamento e agilidade nos processos

Bom, o problema agora não é físico, nem de qualidade de imagem reduzida.

Nesse caso, o que pode estar acontecendo é uma sobrecarga de dados no seu equipamento, ele pode estar com o HD cheio, ou com algum problema de software.

O ideal nessa situação é que você esvazie o HD do equipamento, e mantenha o mesmo sempre limpo.

Ou, se não resolver, ligue para o fornecedor e peça para que um técnico que faça uma manutenção no seu equipamento.

Ás vezes é necessário reinstalar o software, para tentar voltar ao desempenho e velocidade que o equipamento obtinha, na sua aquisição.

Um técnico especializado na área saberá qual a fonte do problema, e apresentará a melhor solução.

 

Quando há interferências na imagem, o que fazer?

No caso de interferências na imagem, o motivo pode ser interno ou externo ao equipamento de ultrassom, como:

  • Problemas elétricos
  • Radiofrequência externa
  • Defeitos internos no equipamento

Importante checar, e averiguar se é um defeito do equipamento ou não.

Caso não seja, o ideal é verificar sua rede elétrica, se há algum problema na conexão elétrica.

Ou se há interferências externas de outros equipamentos elétricos.

Para contornar de forma prática, você pode tentar configurar na própria imagem do seu ultrassom, tentando reduzir essa interferência.

Alguns recursos permitem essa possibilidade, de ajustar a imagem para conseguir ‘driblar’ a interferência desses outros equipamentos.

 

Sempre analise bem todos os pontos que você considera estar prejudicando o bom andamento do seu equipamento de ultrassom, e mantenha seus HD com poucos dados, O ideal é fazer o backup mensal ou bimestral. . Caso haja problemas que você não consiga contornar, chame um técnico para apresentar a melhor solução para o problema.

Se você gostou desse artigo, não esqueça de continuar acompanhando nosso blog para mais novidades e informações. Fico te esperando! Até a próxima!