Outro dia recebi uma dúvida, sobre configuração de equipamento de ultrassonografia pediátrica, muda alguma coisa? O que realmente é importante saber?
Para pediatria o equipamento deve ter ajustes e alguns cuidados específicos.
O campo de visão também é menor e há necessidade de ajustar e otimizar a imagem para uma estrutura mais superficial se comparado quando comparado a configuração para adultos. Tenha presets específicos salvos para os seus principais exames. Isso irá facilitar a sua rotina de trabalho.
Para sanar suas dúvidas, separei algumas informações valiosas, e espero que te ajude.
O equipamento de ultrassonografia pediátrica a ser usado, pode ser o mesmo que o de ultrassonografia geral?
Sim, o mesmo equipamento que faz ultrassom adulto, é o mesmo que faz também exames pediátricos.
Como nós sabemos, a ultrassonografia é um método que se utiliza do eco produzido pelo som, para receber em tempo real as reflexões produzidas pelos órgãos e estruturas.
Os equipamentos de ultrassom geralmente trabalham com frequências variadas, dependendo do transdutor utilizado, comercialmente temos diferentes hoje transdutores que vão de 2 até 22 MHz.
Quanto maior a frequência do transdutor, mais ele te dará boa resolução para estudos de estruturas superficiais.
Falando de transdutores, por exemplo, se você usa um transdutor convexo para exames de medicina interna em adultos, usará também o mesmo transdutor em exames pediátricos. Com relação ao transdutor convexo, ele irá te atender bem.
Agora, se você for utilizar um transdutor linear, em exames pediátricos, o indicado é utilizar um transdutor linear com frequência alta. Quando digo frequência alta falo entre 10-18 MHz. Geralmente os transdutores usados em exames de pequenas partes irá te atender para esta finalidade. Se houver a possibilidade de adquirir um transdutor até 18 MHz será ótimo.
Em relação ao uso do equipamento de ultrassonografia pediátrica, para exames de ecocardiografia, muda alguma coisa?
Sim, é totalmente diferente.
Para ecocardiografia pediátrico, é necessário um transdutor diferente daquele utilizado na ecocardiografia em adultos.
Para exames de ecocardiografia, os transdutores serão diferentes para o exame adulto e pediátrico, os transdutores pediátricos vão necessitar de frequências mais altas que os transdutores de ecocardiografia adulta.
Assim como para exames neonatal, o transdutor é específico para este determinado tipo de exame também, geralmente com frequências em torno de 7-12 MHz. dependendo do fornecedor.
Para ultrassonografia pediátrica, o ideal é utilizar um equipamento que esteja bem ajustado e configurado de forma prática. Além disso é importante que você conheça sobre os ajustes e sobre como trabalhar com otimização de imagem em Ultrassom.
Geralmente os pacientes pediátricos não são colaborativos, quanto menos tempo você demorar, mudando configurações, procurando a imagem ideal no equipamento de ultrassom, mais fácil e tranquila será a realização do exame.
Para realização do exame mais rápido, é importante que você mantenha o paciente tranquilo, em um ambiente agradável que favoreça a realização do exame.
No mais, estas são as principais informações que separei para você sobre os equipamentos de ultrassonografia pediátrica. Informações que vão auxiliar bastante na sua rotina de exames.
Se você gostou não esquece de continuar me acompanhando para mais novidades, e caso tenha alguma dúvida, entre em contato que respondo assim que possível. Cadastre-se na nossa Newsletter para receber novos conteúdos e novidades do blog!