Equipamento de Ultrassom para Doppler Vascular Recursos e configurações

Na hora de escolher um equipamento de Ultrassom para Doppler vascular muitas dúvidas aparecem, seja com qual tipo de recursos e dúvidas quanto a configuração.

Neste post eu vou te falar sobre esses assuntos para te ajudar a compreender mais sobre o que você precisa saber para evitar erros.

Escolha um equipamento com bom doppler pode não ser suficiente para garantir a sua boa compra, é essencial que você escolha um transdutor de frequências baixas para te ajudar em exames tipo Venoso profundo. Além disso pode ser necessário você utilizar também um transdutor de frequências mais altas para realizar o seu exame superficial. O ideal é você realizar uma demonstração e simular esses dois tipos de exames.

Além disso, leve em consideração a possibilidade de você realizar também vasculares abdominais como doppler de aorta. Caso necessite adicione também um transdutor convexo nessa configuração, esse transdutor é o mesmo que é utilizado em medicina interna. Ele também te dá boas resoluções.

Agora vamos lá! Vamos bater um papo sobre recursos:

Se você faz exames de carótidas é interessante ter o recurso chamado Auto-IMT ou medida automática da Intima Média. Esse recurso é bastante sensível em diversos modelos de equipamento de Ultrassom e ele faz diversas medições no trecho selecionado. Além de faz as medidas o equipamento já te dá a média e desvio padrão e você pode colocar diretamente esses dados no seu laudo.

Os recursos de Color e Power Doppler são básicos e estão em praticamente todos os modelos disponíveis com Doppler.

Hoje há também diversos de equipamentos com recursos que tem sensibilidade para ver fluxo em pequenos vasos, geralmente vasos de até 4mm de espessura.  Essa tecnologia é comumente chamada de ADF (Advanced Dinamic Flow), AFI ou XFlow.

Outro recurso interessante é o Bfow ele utiliza uma tecnologia que vê fluxo em modo Bidimenssional. Isso mesmo, eu não escreví errado. Essa tecnologia é interessante pois não é ângulo dependente como o color Doppler e Power Doppler. O BFlow até o momento que este post foi publicado é uma tecnologia exclusiva do fornecedor GE e produz imagens belíssimas de carótidas como vemos na imagem.

Deixe o seu comentário se eu consegui te ajudar com essas tecnologias. Se você gostou de entender um pouco mais sobre as tecnologias em Ultrassom e gostaria de compreender esses recursos a fundo, eu te convido a fazer parte do treinamento Ultrassom Descomplicado, é um treinamento Online, com vídeo aulas no qual eu te ensino sobre Otimização de Imagem em ultrassom. Lá você irá ter explicações em Otimização de Imagem e como utilizar essas tecnologias em Diversos fornecedores.

Clique no Link abaixo e venha fazer parte deste site de membros.

Um, Abraço

Karina