Como podemos utilizar os recursos dos equipamentos de ultrassom para ganhar tempo?

As configurações e opcionais disponíveis para venda nos equipamentos de ultrassom são inúmeras, fica bem difícil saber quais recursos escolher no momento da compra. Grande parte dos equipamentos já possuem softwares que podem ajudar muito a melhorar sua produtividade, porém muitos desses recursos são pouco utilizados na rotina do ultrassonografista.

Vamos então ver quais são os principais:

Auto-otimização de imagem

 Vou começar por um recurso presente em diversos equipamentos dos diferentes fabricantes. A auto-otimização de imagem, conhecido com a auto-otimização ou Quick Scan (pode ter outro nome dependendo do fabricante), já está presente na maioria dos equipamentos de ultrassom, inclusive nos mais básicos. Qual é a função deste recurso? Ele melhora o contraste no modo B e no Doppler pulsado tem um efeito que parece mágica! Ele ajusta o PRF e a linha de base do espectro. O resultado é incrível. O mais curioso é que mesmo médicos mais experientes desconhecem ou não têm o hábito de usar este recurso.

Medidas automáticas de biometria fetal

Sim, hoje temos equipamentos que são capazes de medir automaticamente a biometria fetal, e os resultados são bastante precisos. As medidas realizadas são: Diâmetro Biparietal (DBP), Circunferência Cerebral (CC), Fêmur (CF) e Circunferência Abdominal (CA). Caso não goste da medida poderá refazê-la manualmente. Este recurso de medição automática é opcional em alguns fabricantes e em outros já está presente na configuração básica.

Assistente de varredura

Você já ouviu falar em assistente de varredura? É um recurso que permite configurar vários parâmetros da sequência do exame, como cortes, uso do modo Color, doppler pulsado, nomenclaturas das estruturas anatômicas e medidas que você realiza durante o exame. Como assim? No treinamento com Application é feita a configuração da sua sequência de exame e o exame será realizado apertando poucos botões, somente o freeze (congelar a imagem) e o salvar.

Este modo pode ser interrompido caso seja necessário adicionar outras imagens, medições e posteriormente retomado para terminar a sequência de cortes do exame.  Poucos médicos têm o habito de utilizar este recurso, que está presente em alguns equipamentos. Acredito que seja uma questão cultural ou falta de tempo para explorá-lo. Se o seu equipamento possui esse recurso, vale a pena experimentar!

Configurações de impressão e arquivamento

Outro ponto central sobre a utilização dos equipamento de ultrassom é referente a forma de impressão e arquivamento das imagens. Muitos equipamentos têm a possibilidade de configurar botões específicos para enviar as imagens diretamente para impressora, para imprimir e armazenar os dados automaticamente ou ainda enviar os dados para uma rede específica (PACs).

Como esses recursos interferem na produtividade? Escolher uma maneira prática para enviar os dados para impressão economizará tempo no exame, além de armazenar de forma segura os dados do paciente. Isso melhora a sua produtividade tanto no tempo gasto por exame quanto na redução do retrabalho que seria causado ao perder a informação do exame de algum paciente, o que seria um grande transtorno. Um arquivo de exames bem organizados pode ser útil até para resolver questões legais.

Qualidade e resolução do equipamento

O quinto item que vou incluir aqui é a qualidade do equipamento! Sim, ele interfere diretamente na sua produtividade. Em equipamentos ultrapassados ou com baixa resolução de imagem, obter um diagnóstico rápido e preciso é uma tarefa árdua. Já presenciei muitos casos de médicos com novos equipamentos que se surpreendiam com a facilidade do diagnóstico, até mesmo no acompanhamento de pacientes antigos, onde conseguiam identificar o diagnóstico com mais rapidez e clareza.

Investir em uma máquina mais moderna e com melhor resolução pode ajudar a diminuir o tempo de exame, aumentando sua produtividade, além de possibilitar o diagnóstico mais preciso, o que aumenta a satisfação do cliente e dá mais segurança ao ultrassonografista.

Esses foram cinco pontos mais relevantes com relação a melhoria de produtividade em equipamentos de ultrassom. Essas informações vão te ajudar a ganhar tempo na sua Rotina! Se você tem alguma dúvida ou pergunta sobre os recursos do seu equipamento, escreva aqui embaixo.