Trabalhar atendendo apenas pacientes particulares é o desejo de muitos médicos, seja pela desvalorização dos serviços por parte dos convênios ou por outros motivos. Não importa a sua motivação. Se você deseja se posicionar de uma forma a ter destaque, melhor remuneração esse post é para você! Conversei com alguns clientes, lí diversos artigos que que me ajudaram a listar os 6 pontos principais para trabalhar atendendo somente pacientes particulares:
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Atendimento de excelência: Realize um atendimento de qualidade em todas as etapas do processo, desde o primeiro contato telefônico com o paciente até o final da consulta, ou até o momento de entregar o resultado do exame. Para atingir um alto padrão de atendimento, invista tempo na orientação e treinamento dos seus funcionários, preocupando-se com os detalhes. Quanto melhor for o atendimento, mais o seu cliente se sentirá satisfeito e estará disposto a ser atendido por você independente se você trabalha ou não com Planos de Saúde.
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Seja pontual: No Brasil a existe a cultura de não ser pontual. Porém a pontualidade no atendimento é um diferencial, inclusive nas clínicas e consultórios médicos. Para trabalhar com atendimento de pacientes particulares, você não poderá deixar o paciente esperando muito tempo. Procure calcular o tempo certo para cada atendimento, não dexe o cliente esperando horas na recepção? Se ocorrer algum atraso avise ao seu paciente e se desculpe. Assim como o seu tempo é importante o tempo do seu cliente também é.
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Mantenha o paciente confortável: Oferecer café e agua é essencial. Além disso, pense em oferecer um biscoito, um chocolate, algo a mais. Ofereça cadeiras confortáveis na sala de espera, além de distrações como revistas, televisão ou uma música ambiente suave. Disponibilize uma rede wifi para o seu cliente. Na hora do paciente se vestir para o exame, além do tradicional avental você pode também oferecer o chinelo descartável (como os de salão de beleza). Esses são apenas exemplos, use a sua criatividade e faça o paciente se sentir especial.
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Cuide do ambiente: Para atender pacientes de maior nível aquisitivo, é importante investir em um ambiente diferenciado. Não é necessário investir em moveis caríssimos ou de luxo, uma decoração clean com quadros de bom gosto já é um bom começo. Se puder investir em um projeto com arquiteto, ótimo, mas uma boa garimpada em lojas de decoração podem trazer resultados muito bons a preços bem mais baixos. O mais importante é manter o espaço limpo e organizado. Não deixe bagunça à vista, pois isso causa uma péssima impressão.
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Escute o paciente: Geralmente, o atendimento através de planos de saúde resulta em pouca conversa entre médico e paciente e muitos procuram atendimento particular exatamente por este motivo. Passe mais tempo com o paciente, explique melhor os procedimentos e diagnósticos. Ouça o que o paciente tem a dizer, contar histórias e conversar faz parte da experiência. Essa dica é de grande importância, pois melhora a percepção de atendimento por parte do seu cliente. Lembre-se: As pessoas podem até esquecer do seu nome, mas elas nunca vão esquecer da forma como foram tratadas por você!
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Invista em relacionamento: Investir em relacionamento é muito importante, mas como você pode fazer isso? Construindo uma base de e-mails e contatos clientes você pode enviar informações relevantes para o seu paciente, mandar uma mensagem desejando feliz aniversário, etc. Para conseguir atrair mais clientes, o ideal é investir em estratégias digitais, para fornecer informações sobre seu serviço e para postagem de conteúdo relacionado. Você perceberá que ações simples podem gerar retorno.
Gostaram das informações? Elas servem tanto para clinicas, consultórios, serviços de imagem, clinicas de pequeno porte e de grande porte! Quando estamos há muito tempo trabalhando de uma forma, vale a pena rever nossa forma de trabalhar, tentar aprimorar os processos e refletir como podemos gerar mais valor para nossos clientes!
Seguindo esses passos, você poderá melhorar muito a qualidade do seu atendimento e satisfazer as necessidades dos pacientes particulares, atingindo um público diferenciado e aumentando a rentabilidade do seu negócio.