Ajuste e Otimização de Imagem em recursos de Doppler

Olá, tudo bem? Nesse artigo de hoje, vou te falar sobre alguns pontos sobre Ajuste e Otimização de Imagem em Doppler.

O ajuste de imagem em ecodoppler é uma técnica utilizada para melhorar a qualidade das imagens obtidas por meio desse exame diagnóstico. O ecodoppler é um método de diagnóstico por imagem que utiliza ondas sonoras para visualizar o fluxo sanguíneo e a estrutura dos vasos sanguíneos.

No entanto, as imagens obtidas por ecodoppler podem apresentar algumas limitações, como baixa resolução, artefatos e ruídos, que podem dificultar a interpretação do exame e comprometer o diagnóstico correto.

O AJUSTE É DINÂMICO!

Quando se fala em Ajustes de Imagem, o primeiro ponto é você ter em mente que independente do modo de Imagem, seja no Modo Bidimensional ou Modos de Imagem de Doppler, os ajustes são sempre dinâmicos. Ou seja, é necessário estar sempre manipulando a imagem para extrair o máximo do equipamento. Durante todos esses anos trabalhando como Application, percebi que muitos médicos têm medo de bagunçar a imagem, e por isso não alteram os parâmetros de ajuste. Por esse motivo, quero te incentivar a manipular a imagem em busca de melhora-la.

O QUE SÃO OS PRESETS?

Os presets são ajustes centrais, são padrões desenvolvidos pelo fornecedor do equipamento ou pelo próprio médico. Os presets são padrões que visam que o médico tenha menos trabalho na sua rotina (precise fazer menos ajustes no equipamento). O ajuste feito pelo ultrassonografista geralmente é fino, se o seu equipamento está bem ajustado.

Se você já conhece todos os recursos e mesmo assim está com dificuldades em conseguir boas imagens pode ser que o seu equipamento esteja com algum defeito, ou algum outro problema, ou ainda precisando de um ajuste de um especialista em Aplicação. Ou pode ser que você precise se aprofundar em entender um pouco mais sobre ajustes e recursos para aplicar melhor os conceitos.

Normalmente um equipamento de Ultrassom não tem uma imagem ruim, em geral o equipamento só não está sendo adequadamente explorado.

CONHEÇA OS RECURSOS

Vou abordar recursos mais Importantes em Ajuste e Otimização de Imagem em Doppler.

PRF: Sem dúvida o ajuste mais importante de Color e Doppler pulsado! É a abreviação para frequência de repetição de pulso, ou também conhecido como escala ou escala de velocidade. Esse ajuste é básico, e permite você conseguir bom preenchimento no modo color doppler e também fazer análises de velocidades no doppler pulsado.  De uma forma direta e objetiva, esse ajuste adapta a capacidade do equipamento de entender determinado fluxo.

Filtro ou Filtro de parede: O recurso do filtro de parede auxilia a reduzir o efeito da imagem borrada para fora do vaso no Color doppler, e no Doppler Pulsado auxilia a conseguir uma curva mais limpa no doppler espectral. O ajuste correto deve ser feito procurando o preenchimento correto do vaso.

Ganho: O ganho ideal permite somente o preenchimento da estrutura, sem extravasar o vaso. O ganho muito baixo não apresenta sinal suficiente para você realizar a análise que procura. Por esse motivo ajuste o ganho de forma ideal, suba o ganho girando o botão e depois que começar a extravasar o vaso você deve reduzir até conseguir o preenchimento adequado.

 Angulação: A angulação é um ajuste que controla o ângulo de visualização do feixe de ondas sonoras. Ajustar a angulação pode melhorar a visualização de estruturas oblíquas ou de difícil acesso, como os vasos sanguíneos carótidas. O ajuste da angulação deve ser feito de forma cuidadosa para evitar distorções nas imagens.

Se você chegou até o final deste artigo, e deseja desenvolver essa habilidade com um treinamento em vídeo aulas, Clique Aqui e Saiba os detalhes do treinamento Ultrassom Descomplicado – Treinamento em Ajuste e Otimização de Imagem em recursos de Doppler.